Sema Mundial do Meio Ambiente, Veja Mais
Publicado em: 01/06/2020 ás 16:28:00

SEMANA MUN. DO MEIO AMBIENTE - A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA PANDEMIA

Você sabia que entre os dias 1 e 5 de junho é comemorado a Semana Municipal do Meio Ambiente? E você pode participar ajudando na preservação e conservação ambiental adotando as médias a seguir.

Todos sabem que o mundo inteiro está enfrentando a pandemia do COVID-19 e durante este período algumas ações podem ajudar a diminuir a proliferação do vírus e os impactos negativos no meio ambiente.

O lixo se tornou perigoso durante a pandemia e você sabe quais as recomendações para garantir a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e prevenir a disseminação da doença, decorrente dos resíduos sólidos?

Todo lixo gerado na sua casa deve ser acondicionado em sacos resistentes. Se na sua residência há casos confirmados ou suspeitos de COVID-19, não utilize sacolas de supermercado e use saco preto de lixo para colocar seus resíduos, é obrigatório colocar em duas sacolas como medida de proteção da equipe e limpeza urbana.

Nesse período de Pandemia é proibido realizar a reciclagem do lixo para que haja a prevenção da contaminação.

Devido ao isolamento social, a geração de lixo nas residências tende a aumentar significativamente, já que ficamos mais em caso, e diante disso você pode adotar práticas de aproveitamento dos resíduos gerados em sua residência.

A compostagem é uma técnica baseada na "reciclagem dos resíduos orgânicos", que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo que pode ser utilizado nas suas plantas.

Procure saber mais sobre compostagem e como fazer isto em casa, pois é uma ótima opção para dar um melhor fim para o lixo orgânico e contribuir para o meio ambiente, além disso, economiza o dinheiro que você utilizaria na compra de fertilizantes industrializados. Fonte: VRP Ambiental,2020.

PREFEITA

DIVA RIBEIRO DE MELO